Nos últimos meses mergulhamos no universo da indústria têxtil portuguesa com a missão de definir a estratégia de marketing e comunicação de uma das empresas típicas deste setor – MARJOMOTEX.

Um setor com forte concentração regional, muito  vocacionado para o B2B, muito competitivo e relativamente pouco diferenciado em termos de proposta de valor – pelo menos na forma como é feita a comunicação -, de cariz trabalho-intensivo e perfil exportador; tem evidenciando alguma perda de relevância na estrutura produtiva do país, mas assente numa reputação de elevada qualidade que extravasa fronteiras, tem mantido a sua relevância ao nível das atividades ditas tradicionais na economia portuguesa.

O ponto de partida do projeto passou por integrar no processo de internacionalização da empresa a definição da sua estratégia de marketing e comunicação. Com atuação no mercado ibérico, a Marjomotex – empresa com cerca de 40 anos de história – tem como clientes alguns dos principais players ibéricos a nível de retalho: Inditex, El Corte Inglés, Massimo Dutti, Mike Davis, Quebramar, Lanidor, Guimanos, Globe, etc –

Em 2015/2016 a empresa resolveu dar um novo impulso ao nível de presença em mercados externos, com o objetivo de maximizar a sua eficiência e capacidade produtiva e alargar o leque de clientes, apostando em mercados que privilegiam a relação qualidade/preço dos seus produtos. Um dos principais desafios passava por definir um posicionamento diferenciador, que comunicasse os ativos e pontos fortes de uma forma distintiva e que acrescentasse valor.

Identificados os ativos mais relevantes* da marca/empresa, redefinimos a sua estratégia de marketing e comunicação: novo posicionamento e proposta de valor, nova identidade visual e novas ferramentas de comunicação.

*Ativos da marca:

  • 40 anos de know-how, com especialização na confeção de calças;
  • estrutura tipo oficina/atelier;
  • colaboradores altamente especializados e com conhecimento que atravessa mais de duas gerações – mães e filhas que há décadas aprendem e aperfeiçoam a arte da costura;
  • aposta na inovação, ao nível das técnicas e materiais de comunicação;
  • Elevada qualidade, reconhecida como PME Líder 2012, 2013 e 2015 e PME Excelência 2015;
  • exemplo de empreendedorismo feminino.

A MARCA DISTINGUE-SE POR DESENVOLVER PRODUTOS DE ELEVADA QUALIDADE, FEITOS POR COSTUREIRAS EXPERIENTES, QUE CONJUGAM PERFEIÇÃO COM PRECISÃO E CRIATIVIDADE NOS DETALHES.

Logótipo e identidade visual:

MJM logo - versão 01

[a nova identidade inspira-se nos valores e atributos que a caracterizam: o padrão da ganga, que remonta às origens da marca e à sua especialização; a agulha, instrumento fundamental das costureiras; o dourado, remetendo para as linhas que marcam as costuras da ganga e uma cor que enobrece o trabalho das artesãs. Estes elementos, conjugados, ilustram as letras MJM, iniciais dos nomes que formam a palavra Marjomotex]

Assinatura de marca: A perfeição ponteada por mãos experientes

Canais de comunicação: website, blog, Facebook, Linkedin, Catálogo, Newsletter, estacionário, …

Composição blog

A primeira ação da marca ocorre já em Outubro com a participação na Kingpins em Amesterdão. A não perder.